RM Marcas Registro de Marcas

Blog RM Marcas

Como Registrar a Minha Marca?

Vamos falar sobre marcas?

Eu sou a Rosana Ribas, da RM Marcas, especialista em processos de registro de marcas.

Hoje eu vou contar para vocês, de um jeito bem simples, como você pode dar início ao seu pedido de registro de marca.

1 – Você precisa ter uma marca

2 – Importante que exerça atividade compatível com a especificação para proteção que irá escolher ou que tenha pretensão em exercer

3 – O pedido de registro poderá ser feito em nome de pessoa física ou jurídica, sendo necessário iniciar um cadastro no INPI que é feito a partir do preenchimento de formulário próprio no site www.inpi.gov.br

4 – Depois de ter o cadastro do titular prontinho, é o momento de gerar a GRU para recolhimento da taxa de pedido de registro

5 – O “nosso número” constante da GRU será usado para iniciar o seu pedido de registro

6 – Depois de preenchido corretamente o formulário, é o momento de protocolar

7 – Protocolado seu pedido, faça acompanhamento semanalmente na revista publicada no site do INPI

 

Observações importantes:

  •       Faça uma pesquisa na base de dados do INPI para saber se já existe outra marca registrada parecida com a que você pretende registrar. Isso pode te ajudar na decisão de iniciar um pedido ou não, lembrando que não pode registrar uma marca semelhante a outra que não seja sua já registrada para mesma atividade ou que tenha afinidade.
  •       Preste muita atenção quando gerar a GRU principalmente atente para o código, INPI não faz reembolso de guias recolhidas e usadas de forma errada.
  •       Preencha corretamente a especificação para que não gere dúvidas no INPI e isso possibilita que seja formulada uma EXIGÊNCIA ou que seu pedido seja INDEFERIDO.
  •       Uma dica importante: existem especificações que exigem que o titular da marca seja uma pessoa jurídica, então, analise bem esse ponto.
  •       Se sua marca tiver uma LOGO, verifique se o formato da imagem atende os requisitos do INPI para que não incorra numa EXIGÊNCIA FORMAL.
  •       Ah, e não deixe de acompanhar semanalmente seu pedido, para que não perca prazo para alguma manifestação que deva protocolar e eventualmente INPI arquivar o seu processo.

Pessoal, embora o INPI não exija que você contrate um profissional para te ajudar com o registro da sua marca, existem alguns detalhes que devem ser bem analisados antes mesmo de iniciar o processo, a começar por uma pesquisa adequada junto ao banco de dados de marcas.

Essa pesquisa vai minimizar efeitos negativos no seu processo como indeferimento do pedido por marca semelhante à já registrada.

Além disso, o INPI dará publicidade no seu pedido assim que você o fizer, ou seja, se você pretende registrar uma marca que já tem registro, pode ter problemas administrativos e até judiciais, inclusive ter que cessar o uso e retirar de circulação ou veiculação qualquer material com o nome da sua marca, ainda que ela seja o meio pelo qual as pessoas te conhecem.

Então, faça uma avaliação se realmente não vale a pena ter um especialista para te dar a melhor solução.

Eu e a RM Marcas estamos à sua disposição para ajudar, entre em contato através dos nossos canais ou me envie sua dúvida para que eu possa te responder.

Até breve!

Pesquisa de viabilidade sem custo e sem compromisso

Por que eu devo registrar a minha marca?

Nossos Clientes

Acabei de receber o certificado de registro de nossa marca, e só temos a agradecer a @marcas_rm pelo excelente trabalho prestado. Somos MEI e fizemos nosso registro.

Coffee History

Muito atenciosos. Sempre disponíveis quando tive dúvidas. Parabéns a todos da equipe!!!

Tnobrega

Excelente trabalho no registro de marca. Parabéns a todos da empresa.

Tiago Junho

Nossas Redes Sociais

Mais conteúdo

Vamos falar sobre marcas?

Blog RM Marcas Vamos falar sobre marcas? Eu sou a Rosana Ribas, da RM Marcas, especialista em processos de registro de marcas. De início, é...

Leia mais